domingo, 5 de janeiro de 2014

Ponto de vista By Castilho



Esta geração está sendo marcada como a que tem o poder e a facilidade de adquirir máquinas fotográficas profissionais e já está enraizada como a geração que tem o dever dos grandes artistas em formar opiniões através de suas imagens e mensagens, mas no meu ponto de vista, muitos ainda não captaram essa mensagem que o futuro será da arte e não do artista, o artista é apenas a ferramenta para a arte, como vivemos em um momento de egoísmo e grande competição, muitos usam a arte para se promover cada vez mais e se esquecem da mensagem artística, assim se perdendo o propósito maior.  A fotografia ainda com película (filme) era para quem tinha realmente vocação, assim como o desenho e hoje isso mudou com a boa resolução das máquinas digitais, qualquer pessoa tem possibilidade de elaborar grandes trabalhos expressivos e impactantes.
Profissionalmente, apoio os iniciantes, pois já fui um e sei que não é fácil entrar no mercado de trabalho. No começo você sempre acha que é um iniciante e cobra muito barato por isso, mas alerto que essa sensação nunca irá mudar, comecei com 16 anos e hoje tenho 43 e a cada ano aprendo mais, então tente se valorizar, pois quando você inicia um trabalho, se doa de corpo e alma para sua elaboração. 

Por experiência própria, olhe para seu amigo de profissão como um parceiro e não como um concorrente, pois você nunca sabe se irá precisar da sua ajuda. Uma vez, estava cobrindo o show de uma dupla famosa de sertanejo, eu estava no palco pois quem os contratou foi a empresa do qual era funcionário  e contratamos outros fotógrafos  terceirizados  para ter outros ângulos, como nossa equipe era grande e não fui eu quem os contratou, os caras subiram no palco onde eu estava e nem me olharam na cara, como se eu (funcionário) fosse um concorrente deles rs... pois bem, para finalizar, eles levaram poucos  filmes (película) e vieram me pedir, eu me apresentei e dei alguns filmes que tinha de reserva.

Vejo muitos tutoriais no Youtube onde pessoas que ainda estão aprendendo, dando aulas?! Acho isso uma botinada na profissão. Outro dia vi um rapaz explicando como segura uma máquina! Cara, você segura do jeito que acha mais seguro, isso é natural e não precisa explicar, ainda se fosse como se segura e como se respira é outra coisa e o pior é que tinha 40.000 visualizações rs... nossa, tudo para ser o primeiro na competição em saber mais que os outros e lógico, fazer seu marketing  de fotógrafo, mas digo que ser fotógrafo é como dirigir, quanto mais você dirige, mais experiência terá e não tem milagre ou varinha do Harry Potter que mudará isso. Quero ver um cara desse fazer um casamento com filme (película) usando uma máquina SLR onde não se sabe o que sairá na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário